quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Conheça as estradas mais radicais do mundo

 

Em geral, as estradas são tidas como um meio de se atingir uma finalidade, o ponto de chegada. No entanto, alguns percursos podem muitas vezes revelar-se tão surpreendentes que se tornam eles mesmos um objetivo para o viajante, sobretudo para aquela espécie de viajante que gosta de flertar com o perigo, aventurar-se por paisagens radicais e deliciar-se com uma natureza em seu estado mais bruto, primitivo. Se se identificou com essa caracterização, vai adorar as dicas de estradas que separamos para você:

The Overseas Highway – Florida Keys:
A Overseas Highway ou a “estrada sobre o mar” foi construída em 1938, resultando na rodovia com cerca de 205 km que conectam o sul de Miami (Dade County, na Flórida) à Ilha de Key West, no arquipélago de Florida Key. São ao todo 42 pontes que basicamente constituem o inesquecível percurso que se estende sobre o mar azul-turquesa do Caribe norte-americano. É um delicioso programa para ser feito de carro, começando cedo para aproveitar o sol e dispondo de bastante tempo, para além de apreciar a paisagem (que pode ser feita em 4 horas) aproveitar as pequenas cidades dispostas no caminho, pitorescas e repletas de lojas, restaurantes e museus.

Iroha-Zaka – Japão:
Um par de estradas sinuosas, uma para subir e outra para descer, ligam a parte mais baixa ao redor da Central Nikko às enormes montanhas da região de Oku-Nikko – é a principal via de acesso que liga o centro da cidade de Nikko aos locais turísticos mais afastados. Possuindo 48 curvas extremamente fechadas, cada uma delas recebeu o nome de uma letra do antigo alfabeto japonês (que possui o mesmo número de letras no total), começando com a letra i-ro-ha. Já “Zaka” tem outro significado, mas igualmente emblemático: “inclinação”. Além de uma bela paisagem, é um importante local na história japonesa, uma vez que os monges budistas faziam esse caminho em peregrinação até o Lago Chuzenji. São todas essas importâncias que tornaram essa estrada uma referência no Japão.

Túnel Guoliang – China:
Da dificuldade para contornar-se a montanha Taihang, surgiu a iniciativa de 13 habitantes da cidade de Guoliang a cavar um túnel por dentro da rocha, empreendimento que começou em 1972 e foi aberto ao público em maio de 1977, depois de muitas dificuldades, incluindo a morte de alguns moradores em acidentes durante o processo. Pronto, ele conta com 1,2 km, cinco metros de largura e quatro de altura de muita curiosidade e adrenalina. Curiosidade, pois ao longo dela, se dispõem janelinhas que viraram verdadeiros pontos turísticos; e adrenalina por ser o local conhecido como “a estrada que não tolera erros”, já que, apesar do pequeno tráfego no local, o trecho é bastante perigoso e a falta de negligência é o fator mais comum na causa de acidentes ali.

Estrada do Cânion Skippers – Nova Zelândia:
Se você é apaixonado por grandes altitudes, penhascos e fortes emoções, a rodovia do Cânion Skippers pode entrar na sua lista de loucuras. Localizada ao norte de Queenstown, na Nova Zelândia, a estrada foi construída no século 19 para dar acesso a garimpeiros ao cânior de Skippers, em função da abundância em ouro encontrada no local. Ela é deliciosamente assustadora em função de estar a mais de 180 m de altura, ter um acesso estreito e ainda com o “bônus” de se situar numa região de penhascos. Para dirigir nessa estrada, para ter uma ideia, é necessária uma permissão especial. E dificilmente uma companhia de seguros cobre acidentes na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário